top of page
Buscar

Oxóssi e Corpus Christi: há relação?


O dia de Corpus Christi, uma comemoração católica que representa o alimento espiritual ou "Corpo de Cristo" é respeitada e lembrada também por muitos terreiros de Umbanda e Candomblé.


De forma resumida, o Corpus Christi surgiu no século XIII, quando a Igreja Católica sentiu a necessidade de reforçar a presença de Cristo em sua ritualística e assim o fez por meio do pão consagrado. Essa data católica é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade e é comum vermos procissões pelas ruas organizadas pelas igrejas nesta data.


Atualmente os católicos celebram a presença de Jesus na hóstia consagrada, simbolizando o "Corpo de Cristo", o alimento para a alma, pois um dos dogmas da Igreja é o de que o pão (a hóstia) ao ser consagrado pelas palavras e imposição das mãos do padre durante a missa torna-se o corpo de Jesus, assim como o vinho se torna simbolicamente o seu próprio sangue.


O sincretismo afro-católico foi muito forte durante a nossa história, embora hoje tenha perdido muito de sua influência. Ainda assim muitos terreiros de Umbanda e Candomblé promovem Giras ou festas nesta data com um simbolismo similar. É o caso de Oxóssi e Corpus Christi.


Oxóssi é aclamado como rei de Ketu, senhor das matas e dono da arte da caça e, por isso mesmo, é o provedor da comunidade que protege - o que não deixa de ter relação com a festa católica. Afinal, Jesus representado na forma de pão e vinho é simbolicamente associado ao alimento, algo que anima e fortalece.


Oxóssi é o senhor da fartura, por isso em muitos terreiros há distribuição de comida em suas festividades, pois é a forma de partilhar um pouco do Orixá com a comunidade. O alimento, simbolicamente representado nesta data, é a fonte de tudo: da força, da energia, da vida.


Portanto, no dia de Corpus Christi ou em qualquer outra data, clame por Oxóssi para que ilumine sua vida para que sempre haja alimento em sua família. Que a busca por conhecimento seja um norte constante e que a prosperidade divina esteja sempre em seu lar. Okê Arô!



5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page